Foi recebido pelo Corpo de Fuzileiros Navais o primeiro lote de quatro veículos blindados do tipo Joint Light Tactical Vehicle (JLTV), que foram adquiridos em 2020 pelo governo brasileiro.
+ F-5N: os “novos” caças F-5 da Marinha dos EUA
+ Exército Brasileiro recebe primeiros blindados Iveco LMV-BR
+ Oshkosh Defense mostra carro blindado militar com propulsão híbrida
+ “Odontologia também trabalha com saúde emocional”, afirma jovem dentista
Ao todo, foram adquiridas neste primeiro lote 12 unidades do modelo. Classificado como uma Viatura Blindada Leve Sobre Rodas pelos militares brasileiros, o veículo é produzido nos Estados Unidos pela Oshkosh Defense.
De projeto recente (as primeiras entregas para o Exército dos Estados Unidos começaram em 2019), foi pensado com o objetivo de oferecer proteção blindada superior à dos Humvee, que se mostraram muito vulneráveis a explosivos nos últimos conflitos militares nos quais os Estados Unidos atuou. Confira o vídeo do fabricante que mostra o JLTV em ação.
Embora uma versão híbrida esteja em testes, o JLTV é equipado com um motor 6.6 V8 diesel e um câmbio automático de seis marchas. O sistema de suspensão é independente nas quatro rodas e o veículo pode ser preparado para transporte em cargueiros militares, helicópteros e até por meios anfíbios.
Dependendo do tipo de blindagem instalada, o JLTV pode resistir inclusive a um ataque com lança granadas RPG, além de contar com um sistema automático de proteção contra incêndios e ser preparado para resistir a explosões vindas da parte inferior do veículo.
Além do Brasil e dos Estados Unidos, o JLTV já está em operação em alguns países europeus, como a Eslovênia, Montenegro e Lituânia.